Moeda social ganha adeptos em bairro de Juazeiro do Norte

A moeda conhecida como Timba entrou em vigor em junho de 2011.

Uma nova moeda social ganha cada vez mais comerciantes nesta semana no Bairro Timbaúba, em Juazeiro do Norte, Região do Cariri, no Ceará. O Timba foi criado em junho deste ano e já é aceito em mais de 200 estabelecimentos no bairro. A moeda social funciona como o Real, e é criada para ajudar no desenvolvimento de uma determinada região.

Quem desenvolve e empresta a nova moeda são bancos comunitário criados e registrados. O uso da moeda social funciona assim: uma pessoa vai até o banco comunitário, faz um cadastro e pede um empréstimo. Esse dinheiro é repassado para a pessoa na moeda social, que é aceita em estabelecimento comerciais no bairro. O dono do comércio vai ao banco comunitário e faz a troca da moeda pelo Real.

O Timba tem cédulas de T$ 0,50, T$ 1,00, T$ 2,00, T$ 5,00 e T$ 10,00. Para evitar falsificações, as moedas possuem uma faixa prateada com alto relevo. “Se tirar a faixa, danifica o dinheiro, se tirar uma fotocópia o alto relevo não aparece”, afirma Helena de Assis Souza, agente bancária do banco comunitário. Ela também garante que não há risco do comerciante perder dinheiro. “Todo o empréstimo feito pelo banco em Timba já existe a mesma quantia guardada no banco para pagar o comerciante quando vier trocar as notas”, diz Helena.

A nova moeda já ajudou Verônica Bezerra a expandir sua produção de rendas feitas em casa. “Antes eu fazia só sob encomenda e pra mim. Agora aumentei minha produção com o empréstimo que fiz”, diz Verônica.

Marcondes Portela é dono de uma padaria e também aceita o Timba. Desde que começou a receber a nova moeda, aumentou as vendas. “A moeda fica só no nosso bairro, ajuda bastante no desenvolvimento”, diz o empresário.

Fonte:http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/08/moeda-social-ganha-adeptos-em-bairro-de-juazeiro-do-norte-no-ce.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário