VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE TROVADORES E REPENTISTAS

Entendendo melhor: "O cantador de viola pode ser chamado de repentista e também de violeiro, pois ele improvisa, faz repente ao som da viola. O debate ferrenho que sempre acontece entre dois repentistas se chama Desafio. O embolador também pode fazer repente só que é uma rítmica bem diferente, pois utiliza o pandeiro e nem sempre improvisa. Os aboiadores usam apenas a voz para aboiar. O aboio, usualmente, era uma espécie de cantiga de trabalho que o vaqueiro aboiador utilizava para conduzir e acalmar o gado. A trova é uma estrofe composta de quatro versos."



O seminário, Um Olhar Contemporâneo sobre a Cultura Popular, ocorrerá no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos e contará com a participação de pesquisadores e artistas de Portugual, do Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.
O evento está recheado de atrações musicais e conta com grandes nomes, como: a fadista portuguesa Cristina Maria, o Quinteto Violado de Pernambuco, o cantor e compositor paraibano Chico Cesár, o cantor e compositor de Limoeiro do Norte Khalil Gibran, os cearenses Ítalo e Renno e muito mais.
O festival tem patrocínio do Governo do Estado (Casa Civil). Apoio cultural da Coelce, FAFIDAM/UECE e Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte.
Para maiores informações acesse:http://www.secult.ce.gov.br  ou ligue: 85-3251.1105


O festival será realizado na cidade de Limoeiro do Norte, de 15 a 18 de dezembro. O evento com programação gratuita, terá seminário sobre cultura popular apresentação de duplas e shows de fado, forró tradicional e música popular brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário