Dica de Leitura Despretensiosa

Me permitam me pronunciar aqui, não como a professora ou coordenadora do NEPOCS, mas como a Wal de todos os dias e dos dedos de prosa tomados nos corredores da Universidade. E me permitam ainda realizar confissões.

E eu confesso. Confesso que sou fascinada pelas poesias de Manoel de Barros, e curto ler Nestor Canclini falando de Culturas Híbridas, gosto de reler os bons manuais de Teorias da Administração e me coço quando o artigo fala de Memória e Cultura. Mas, tenho de confessar, também: ADORO livros infantis!

Talvez esse fascínio seja fruto da necessidade de acompanhar minha filha de sete anos que adora as ilustrações dos livros, o que eu também adoro e que tem um monte desses portais mágicos (os livros) num pequenino baú. É, talvez sejam elas, as ilustrações que se casam tão bem com as palavras. Ah! As palavras em livros infantis também são mágicas. Será tudo isso fruto da síndrome de Peter Pan?

Não importa. Se o livro é bom ao ponto de você desejar ter sido você a escrevê-lo e até ilustrá-lo, vale a pena indicar. Esse é o caso do livro que indico aqui "A Professora Encantadora" de Márcio Vassallo, com as belíssimas ilustrações de Ana Terra (sou tiete dela). Esse, fala de uma professora de nome Maísa, que declaro a partir de hoje ser minha mentora profissional (hehehe).
Então, tá! Fica aqui a dica com um trechinho do livro pra encher os corações e as mentes de vontade.


"Maísa era uma professora que olhava para tudo com olho de assombro e estranheza. Ela diria que assombro é um susto cheio de beleza e estranheza é o casamento do estranho com a surpresa. A Maísa dava aula de esticar suspiro. De olhos fechados, nós apreendíamos a suspirar fundo. E ela, suspirava junto com a gente, com aquele seu riso, à vezes freado, às vezes desembestado. Ah! E pra ninguém atrapalhar a aula com urgências sem importância, no lado de fora da porta a professora pendurava um aviso: Não entre agora. Estamos suspirando."

Nenhum comentário:

Postar um comentário