“Há que junto com o cordel sempre tem uma figura, o que danada é essa imagem chamada xilogravura?”

No último final de semana (13 e 14 de novembro) o NEPOCS promoveu oficina de xilogravura para alunos do curso de graduação em Administração. A oficina aconteceu na Lira Nordestina e foi ministrada por um dos mestres da Xilogravura, José Lourenço, que além da técnica nos ensinou um pouco sobre a trajetória da Xilogravura na Região do Cariri.


Mestre José Lourenço
 

A xilogravura é uma técnica em que se entalhar na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura.

Segundo o jornalista e mestre em Comunicação Social, Jeová Franklin "a técnica surgiu na China há milênios, mas há exatos cem anos chegou ao Nordeste brasileiro, onde ganhou espaço e personalidade própria unindo-se à literatura de cordel para retratar um campo em que a fotografia não podia penetrar: o imaginário sertanejo".

Os alunos que participaram da oficina agora se preparam para contar histórias de vida de empreendedores da Região do Cariri, a partir de folhetos de cordel,ilustrados com as xilogravuras que serão confeccionadas por eles mesmos.

Foram dois dias recheados de alegria, aprendizado, criatividade, alguns pequenos cortes em dedos mais desajeitados (risos) e sobretudo de encontro com uma arte que é nossa e que faz parte da rica Cultura Nordestina. Logo, logo vocês poderão coferir as fotos da oficina no nosso Álbum de Família. 

Para saber mais sobre xilogravura nordestina clique aqui.
E se, ainda assim, quiser saber mais, aí pode clicar aqui também.




Nenhum comentário:

Postar um comentário