Falando um pouco sobre Cultura Organizacional

Cultura organizacional é um tema consolidado em administração. Desde 1983, ano da publicação de edições especiais sobre o assunto nas revistas Administrative Science Quarterly e Organizational Dynamics, o assunto é objeto cada vez mais freqüente de pesquisas acadêmicas, de matérias na imprensa e de preocupações de executivos (Freitas, 1991).  Apesar da discussão em torno do tema tomar emprestado da antropologia conceitos básicos, o assunto é abordado pelos teóricos da administração com grande distância em relação ao enfoque antropológico.A discussão sobre cultura organizacional, no âmbito dos estudos administrativos tomou um rumo mais pragmático, o que é característico de grande parte da pesquisa em administração.


Barbosa (1996) destaca que a administração trata o tema com um enfoque instrumental. A construção de tipologias – do tipo culturas fortes e fracas ou boas e más – e o desenvolvimento de metodologias para a mudança cultural evidenciam a grande preocupação da disciplina, que vê, na intervenção e no controle da cultura em organizações, a saída para torná-la uma variável controlável no interior dos modelos administrativos.


Assim, é comum pensar a cultura organizacional ou cultura corporativa  como conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização, constituindo o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui a essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização.  A cultura de uma empresa não se vê, transpira-se, e afecta os valores, o ânimo, a motivação e o compromisso de todos os profissionais da organização.


Para quem quer saber um pouco mais sobre Cultura Organizacional, eis aqui algumas pistas que poderão auxiliar na caminhada. Basta clicar em no título de cada artigo e seguir em frente.
1. BARBOSA, L. Cultura administrativa: uma nova perspectiva das relações entre antropologia e administração. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 36, n. 4, p. 6-19, out./dez. 1996.
2. BRESLER, R. Identidade e vínculos em uma oficina de marcenaria. São Paulo : Núcleo de Pesquisas e Publicações/FGV-EAESP, 1996. Relatório de pesquisa do NPP, n. 2.
3. FLEURY, Maria Tereza Leme. Estória, mitos, heróis: cultura organizacional e relações de trabalho. Revista de Administração de Empresa. São Paulo, out./dez. 1987.
4. FREITAS, Maria Ester de. Cultura organizacional: grandes temas em debate. Revista de Administração de Empresa. São Paulo, jul./set. 1991.
5. GODOY, A. Pesquisa qualitativa – tipos fundamentais. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun. 1995.
6. MASCARENHAS, A, O. Etnografia e cultura organizacional:  uma contribuição da Antropologia à Administração de Empresas. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 42, n. 2, p. 82-94, abr/jun. 2002.
7. SERVA, M., JÚNIOR, P. J. Observação participante e pesquisa em administração, uma postura antropológica. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 64-79, maio/jun. 1995.
8. WOOD JR., Thomaz. Mudança organizacional: uma abordagem preliminar. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 74, jul./ago. 1992.







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