Andanças com destino a Nova Olinda


No último dia 29 o NEPOCS realizou a edição de outubro do Andanças, com uma visita de 17 alunos do 5º ano da Escola Municipal Iva Emídio Gondim a Fundação Casa Grande em Nova Olinda –CE. Os alunos da escola situada no bairro João Cabral em Juazeiro do Norte seguiram viagem em um micro ônibus cedido pela UFC-Cariri, acompanhados pela professora Geralda, a auxiliar administrativo Gisele e a equipe do núcleo.

Depois de um percurso pela Chapada do Araripe, regado a entusiasmo e ansiedade, a criançada chegando ao destino foi logo recebida pelas guias Alicia e Bruna, também crianças, que conduziram a visita ao museu Memorial do Homem Kariri, contando a história da região e dos povos que ali habitaram, bem como as lendas que circundam até hoje por lá. E é bom registrar que todos ficaram admirados com a disposição e habilidade das meninas.


 Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer além do museu, os laboratórios e projetos realizados pela ONG, dentre eles: a Gibiteca, DVDTeca, Biblioteca, a Rádio, o Estúdio, Teatro, e os espaços coletivos, todos gerenciados por jovens e crianças da comunidade que são atendidos pela Fundação.


Após passear por entre histórias, passado e presente, a meninada teve uma pausa para a “hora do rango” como eles mesmos nomearam. Durante esse momento descontraído já deu pra perceber que o conhecimento adquirido estava dando vez às dúvidas e comentários ao entorno das novidades vivenciadas.



Mas não finalizou no lanchinho não. Antes da volta pra casa as crianças puderam assistir a um documentário todo produzido pela meninada da Casa Grande, que contava um pouco sobre a história da Fundação e de seus pequenos grandes artistas.


E com gostinho de quero mais, nos despedimos da nossa tarde de passeio cultural, fazendo esse registro na frente da casa Grande e com o desejo que esses pequeninos tenham saído de lá no mínimo diferentes do que entraram, cheios de histórias pra contar aos familiares e amiguinhos, mais curiosos por saberes e com uma vontade de também poderem criar suas histórias.


Por fim, agradecemos a Coordenação da Escola Iva Emídio Gondim, aos alunos participantes, a Universidade Federal do Ceará, ao seu Ricardo, que nos levou e nos trouxe em segurança, e ao grande apoio da Fundação Casa Grande, nas pessoas da Naninha e Dona Vânia que nos atenderam com prestatividade, bem como as pequenas Alicia e Bruna por nos mostrar que responsabilidade e dedicação pode sim começar desde cedo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário