Museu de arte da Universidade Federal do Ceará completa 50 anos

Museu de Arte da UFC completa 50 anos (Foto: Site do Mauc/ Divulgação)
Museu de Arte da UFC expõe sobre os 50 anos do prédio (Foto: Site do Mauc/ Divulgação)

Uma exposição especial dará início às comemorações dos 50 anos do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc). Nesta quarta-feira (22), a partir das 19h, será inaugurada uma exposição sobre a história do museu a partir de fotos, reproduções de documentos, painéis, textos explicativos e obras dos artistas fundadores.

O Mauc foi ideia do reitor Antonio Martins Filho. fundado no dia 25 de junho de 1961 no Campus do Benfica, em Fortaleza. As primeiras exposições do museu foram de obras espalhadas por todo o Ceará, feitos por colecionadores e entidades culturais. Depois, veio a exposição dos trabalhos de Antônio Bandeira, pintor cearense de prestígio nacional que, junto com uma mostra de xilogravuras, levaram o equipamento cultural da UFC aos holofotes mundiais.


Nova sala de arte estrangeira

O Mauc possui sete exposições permanentes, incluindo a sala de arte estrangeira inaugurada no dia 18 maio, após dois meses de reforma do prédio. O equipamento conta agora com gravuras de Pablo Picasso e heliogravuras de Rebrandt, além de uma vasta coleção de gravuras japonesas.

Além da exposição sobre a história do museu, estão previstas para comemorar o cinquentenário do prédio a realização de oficinas de gravuras, desenhos e pintura. A artista plástica Heloisa Juaça também receberá homenagem com a Medalha do Mérito Cultural durante as comemorações.


Serviço:
Exposição de 50 anos do Museu de Arte da UFC (Mauc)
A partir desta quarta-feira (22), com lançamento às 19h
8h às 12h; e 14h às 18h (horário das visitas)
Ingressos: grátis.
Classificação indicativa: livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário