Parceiros do NEPOCS | A ONG Juriti é fundo de reportagem da rede Globo













A equipe da Rede Globo concluiu filmagens e tomadas de depoimentos sobre os projetos sociais da ONG Instituto de Ecocidadania Juriti que reúnem cerca de 120 crianças em Juazeiro do Norte. O trabalho será transformado em uma matéria para o programa Ação Global apresentado por Serginho Groisman aos sábados. Além dos cinegrafistas, a repórter Aline Almeida veio pessoalmente produzir a reportagem que deve ir ao ar em três semanas.
O grupo desembarcou segunda-feira no Aeroporto Regional do Cariri e retorna à São Paulo na tarde de hoje. A coordenadora da ONG Juriti, Ana Cristina Diogo, disse que o interesse da Globo surgiu a partir do que viram no site da Organização Não Governamental (http://www.juriti.org.br/). Os produtores do programa Ação Global analisaram os projetos desenvolvidos em Juazeiro, mantiveram contatos e se interessaram por produzir matéria sobre o tema.
Um deles é o "Expresso Digital" que funciona em um ônibus e se constitui numa ilha digital itinerante na qual muitas crianças e idosos tem a oportunidade de pegar pela primeira vez em um computador. Participam de cursos de informática e ainda transformam velhos computadores em peças de artes e brinquedos. O ônibus percorre os diferentes bairros de Juazeiro para despertar o interesse pela informática. Atualmente, encontra-se em frente ao Memorial por conta da Semana do Padre Cícero.
Outro projeto é o "Circo Escola de Ecocidadania" que Cristina aponta orgulhosamente como o primeiro circo de concreto do Brasil. Segundo ela, falta apenas o telhado de alumínio que é caro, pois são 1.800 telhas. O circo está sendo construído no Conjunto Almino Loiola e já conquistou prêmios. No ano passado foi escolhido pelo Banco Itaú que apoiou a implantação do Centro de Referência em Educação Ambiental no mesmo conjunto.
Existe ainda a campanha "Me Dê Seu Lixo" que percorre escolas, entidades e associações com o objetivo de sensibilizar alunos a colocarem lixo no lugar certo. Esse trabalho se dá por meio de músicas, revistinhas, dramatizações e desenho animado. A Globo vai mostrar, também, o projeto "Histórias em Retalhos" que é vinculado a ponto de cultura e ostenta caráter pedagógico junto aos alunos da Escola Dom Vicente. Por meio dele, mestres da cultura recontam a história de Juazeiro em bordados e pedaços de panos a partir de sobras de retalhos.
A coordenadora Cristina Diogo não esconde a alegria assegurando que os repórteres gostaram do que viram em termos de protagonismo juvenil. Ela explicou que os gestores são jovens e ex-alunos que começaram na ONG e já respondem por novo modelo de gestão fazendo a diferença. Atualmente, o cineasta Jeferson Albuquerque ministra oficina de vídeos para crianças a fim de que produzam filmes a exemplo da "Catadora de Pequi", que filmaram em Crato.
No momento, as crianças estão produzindo um programa de Televisão denominado "Os Sonhadores" que vai se inscrever para participar de prêmio da TV Futura. De acordo com ela, o enredo trata de crianças que sonharam uma vida melhor. Um deles é oriundo da própria ONG Juriti no caso Sandro que, atualmente, encontra-se no Canadá estudando na escola de Circo Montreal.



Dar a César o que é de César
Fonte: http://www.miseria.com.br/

2 comentários: