Carroça de Mamulengos encanta o Cariri com Felinda

Não dá para separar o que é vida e o que arte na Cia. Carroça de Mamulengos. O grupo, que já circula pelo Brasil há 35 anos foi encabeçado por Carlos Gomide e Schirley França, que conceberam oito filhos e hoje têm o orgulho de tê-los como artistas do grupo. Após uma temporada que circulou por 12 municípios do Cariri, a companhia se despede do Ceará com o espetáculo Felinda, que se apresenta hoje em Juazeiro do Norte.

O grupo é plural, cada filho se apegou em um potencial artístico. Eles trabalham bebendo das diversas manifestações populares, mas isso não impede que o ultrapassem fronteiras. “Na cultura popular brasileira, quanto mais a gente mergulha, mais a gente atravessa o oceano. Com os reisados, eu chego em Portugal, com o tambor de crioula, eu chego à África. O Carroça trabalha com linguagens da memória popular, rompe séculos e países”, explica Maria Gomide, filha mais velha do casal precursor.

O grupo já é praticamente conterrâneo, apesar de ter sido criado em Brasília e de terem sede no Rio de Janeiro, há 12 anos eles frequentam o Cariri e se consideram também filhos de Juazeiro. “Todos os anos, realizamos a turnê Cariri. Estamos construindo uma sede em Barbalha. Estamos mais fora do que a aqui. Sonhamos em poder inverter isso, desenvolver mais trabalhos aqui. Trazer nossa força criativa para cá”, diz.

No espetáculo de hoje, Felinda é uma mulher nem feia nem linda, que foge de casa com o sonho de trabalhar no circo. Entretanto, ela não é artista, por isso não consegue entrar para a trupe. Sozinha e desorientada, ela se perde no meio do caminho, mas suas lembranças circenses dão forças para que ela não desista de sua jornada.

Além dos espetáculos, a companhia, que possui financiamento da Petrobrás, também ministrou oficinas artísticas nas cidades que visitou, produziu e exibiu filmes. Foram quase oito mil quilômetros rodados no Ceará. O grupo possui um ônibus para viajar de maneira independente e espaço para apresentação não é problema. “A gente apresenta em vários espaços. Nossos trabalhos são construídos para todas as idades e a rua é o local onde a gente atende todas as pessoas”, disse.

SERVIÇO 

Felinda
O quê: Espetáculo da Cia. Carroça de Mamulengos
Quando: Hoje, 11, às 19h
Onde: Praça Padre Cícero, Juazeiro do Norte
Programação Gratuita
Outras info.: (21) 3251 1699

Saiba mais 

A companhia, que revive a tradição secular de passar o chapéu, atualmente arrecada dinheiro para lançar dois CDs. Passarinho e Canto Fortuito, um é infantil e outro com uma roupagem mais adulta. O dinheiro é arrecadado também pela Internet. “São discos gêmeos, mas são obras diferentes. É interessante dialogar nas mídias sociais, passar o chapéu pela Internet. Em contrapartida, quem doar vai ganhar um CD”, conta Maria Gomide. Para doar, acesse: www.carrocademamulengos.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário